Ressonância

1) O que é Ressonância Magnética?

A Ressonância Magnética Nuclear, ou RMN, é um método para produzir imagens altamente detalhadas de órgãos e tecidos em todo o corpo sem a necessidade de raios-X ou radiação “ionizante”.

2) O que é o contraste? Qual a sua importância?

Contraste é uma substância que permite a melhor visualização e é, em muitos casos, fundamental para uma boa avaliação radiológica. O contraste geralmente utilizado em tomografia é o iodado, e na ressonância magnética é o gadolíneo.

3) O que sentirei depois de receber o contraste?

• Contraste de Sulfato de Bário: se for administrado um Contraste Composto de Sulfato de Bário, pedirá que não coma por várias horas antes do início do exame. Se o material de contraste for ingerido, você pode achar o gosto levemente desagradável. No entanto, a maioria dos pacientes pode facilmente tolerá-lo. É bom aumentar a ingestão de líquidos após o exame para ajudar a remover o contraste do corpo. O material é expelido do corpo pelas fezes.

• Materiais de Contraste Iodado: Quando o Contraste de Iodo é injetado, pode-se sentir uma sensação de calor súbito e um gosto metálico na boca que pode durar poucos minutos. É bom aumentar a ingestão de água para ajudar a remover o contraste do corpo.

LEIA MAIS